Agronegócio

Por que é importante do cálculo do custo de produção?

Ele permite ao produtor apurar se a atividade agrícola está dando lucro ou prejuízo e a sua capacidade futura de investir.
Facilita a administração de cada etapa de produção, permitindo uma avaliação dos principais itens que pesam sobre o custo e auxilia nas formas de reduzir os gastos.
É uma ferramenta de tomada de decisão. Ajuda na análise de viabilidade de expansão ou de novos investimentos. Facilita a avaliação correta do Custo de Oportunidade em outras culturas e na análise do impacto no custo e na renda com a adoção de determinada tecnologia.

O agronegócio é o setor mais competitivo da economia nacional.

O Brasil, pelo seu clima e estoques de terras ainda não cultiváveis, caminha celeremente para assumir o protagonismo de papel de líder mundial na bio economia com o fornecimento de alimentos, fibras e energia.

Novas tecnologias que vão revolucionar o agronegócio

Equipamentos autônomos

A automatização de processos no campo é a nova tendência da tecnologia no agronegócio.

Para trazer praticidade, economia e otimização do desempenho de processos ao produtor rural, inúmeras empresas do setor agro buscam a implementação de equipamentos autônomos.

Um exemplo são os tratores autônomos que vêm encantando produtores nas feiras agrícolas de todo o país.

São maquinários guiados por GPS e que podem ser comandados de longe por smartphones, computadores ou tablets, reduzindo os custos com operadores e aumentando a produtividade – sem a necessidade de tanta mão de obra.


Big Data

A utilização de Big Data (conjunto e coleta de dados) na agricultura promete crescer e revolucionar o setor, podendo ser aplicado em propriedade de pequeno, médio e grande porte.

O armazenamento de dados pode ser realizado em vários softwares com custos variáveis.

Assim, o uso de Big Data tende a facilitar o processo no campo, dar mais segurança ao produtor na tomada de decisão, além de diversos outros benefícios como:

• Melhorar a gestão da propriedade;
• Reduzir desperdícios;
• Reduzir custo de produção agrícola;
• Controlar a fazenda do escritório;
• Aumentar a produtividade;
• Melhorar a sustentabilidade do seu negócio.

É a vinda da agricultura inteligente, ou digital, para auxiliar o produtor na veracidade das informações de sua lavoura.


Agricultura de precisão

A utilização de sensores na agricultura de precisão vem ganhando mercado e revolucionando o agronegócio.

Essa é uma tecnologia que permite ao produtor maior rentabilidade. Com a possibilidade que o produtor mapeie e monitore suas áreas, otimizando o manejo das culturas.

Nota-se que agricultura de precisão (AP) auxilia muito o produtor na tomada de decisão, o que permite a maximização dos ganhos e minimização dos impactos e desperdícios.

Ainda, com o auxílio de sensores de localização, é possível limitar a área da fazenda, identificar as áreas úmidas e estradas existentes, informações que são muito importantes para o planejamento.

O uso de sensores ópticos são fundamentais para caracterização das propriedades do solo.

Já os sensores eletroquímicos fornecem informações de níveis de nutrientes no solo, pH, sendo um forte aliado para o planejamento da adubação da propriedade.

Com o mapa de solos na palma da mão, a aplicação de fertilizantes fica muito mais fácil!