Rastreabilidade

Rastreabilidade

A rastreabilidade é um conceito que surgiu devido à necessidade de saber em que local é que um produto se encontra na cadeia logística sendo também muito usado em controle de qualidade. Segundo este conceito representa a capacidade de traçar o caminho da história, aplicação, uso e localização de uma mercadoria individual ou de um conjunto de características de mercadorias, através da impressão de números de identificação. Ou seja a habilidade de se poder saber através de um código numérico qual a identidade de uma mercadoria e as suas origens.

Em termos práticos, rastreamento é saber “o que” (o produto ou bem), “de onde” veio (a origem) e “para onde” foi (destino). Com isto em vista, a definição de rastreamento exige três dados básicos, como mostra.

• O produto necessita estar identificado – o que se está rastreando,
• A origem deve ser conhecida – de onde vem o produto que se está rastreado, e
• O destino deve estar definido – para onde este produto será embarcado/enviado.

Quais são os benefícios da rastreabilidade?

Contar com a rastreabilidade pode trazer muitos benefícios para a indústria, não apenas satisfazendo uma exigência do consumidor, mas também gerando outras vantagens.

Minimiza custos

O primeiro ponto relevante é a diminuição de custos. Ao entender como realmente funciona toda a cadeia produtiva, é possível verificar o que está se perdendo e por que, garantindo uma redução de gastos.

Melhora a eficácia dos processos

Ao ter uma visão geral acerca de toda a cadeia produtiva e do caminho realizado pelas matérias-primas até se tornarem o produto final, é possível verificar pontos de melhoria e garantir processos mais eficientes.

Previne recorrências

Um produto final com problemas pode ter relação direta com a matéria-prima utilizada. Para evitar que essa situação ocorra novamente, é importante entender como ela aconteceu, o que pode ser realizado por meio da rastreabilidade.

Conclusão

Tecnologias que facilitem o controle da rastreabilidade é uma opção obrigatória aos gestores. Sua utilização surtirá o devido efeito em todas as etapas de produção, garantindo a efetividade da logística. Além disso, é importante ressaltar que, conforme previsto nos artigos 5º e 6º da Resolução-RDC nº. 24/2015 da Anvisa, a rastreabilidade deve ser garantida em todas as etapas da cadeia produtiva, cabendo às empresas manter registros de identificação em seus respectivos produtos.
Dito isso, é importante não apenas a adoção de um software que coordene a gestão do fluxo de produção, como também optar por uma ferramenta com expertise no mercado. Busque por boas referências de sistemas online de gestão de rastreabilidade e desfrute de benefícios. A incluir o aumento de sua produção e faturamento.