Biometria

Biometria

Biometria [bio (vida) + metria (medida)] é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos.
A biometria é utilizada para reconhecer as pessoas com base em suas características físicas. Este crescente campo tecnológico tem se tornado uma parte integrante de nossas vidas, porque cada pessoa é única e possui características singulares, assegurando a legitimidade da identificação. Essa tecnologia utiliza softwares de ponta, que, constantemente, sofrem alterações para acompanhar o mercado.

Impressão digital

Sistema que capta a imagem da impressão digital com um leitor biométrico óptico e compara com um banco de dados de imagens com as digitais gravadas. Método rápido, de alta confiabilidade e baixo custo.

Captura

A primeira etapa é o registro em si do que será utilizado para a comprovação identitária. Ou seja, é o processo de botar a digital no leitor.

Extração

A extração é etapa onde os dados coletados são traduzidos em informações identificáveis pelo sistema utilizado.

Criação de Padrão

Após ter traduzido as informações para a linguagem computacional, o próprio sistema cria um padrão único para esse cadastro, de acordo com as características reconhecíveis pelo sistema biométrico. Essa parte é o formato inicial traduzido em formato final para armazenamento; ou seja, é a sintetização da imagem como um todo (no que diz respeito à biometria ocular, por exemplo) em um padrão facilmente acessível pelo sistema, diminuindo o tempo de análise como um todo.

Comparação

Após o registro e a criação do padrão, a comparação é feita para comprovar a eficiência com a qual o sistema cadastrou as informações necessárias. Caso o sistema retorne com falhas de identificação – ou até mesmo falsos positivos devido à baixa qualidade das informações retiradas – o processo é refeito até que a comparação retorne com resultados coerentes e confiáveis.

Ravex

Com um sistema de segurança denominado Ignição Biométrica, a Ravex está adotando a impressão digital para identificar o verdadeiro usuário do caminhão e evitar furtos de veículos e roubo de cargas.